Um, dois, três - Flavio Kauffmann
- Tatty Marquesani
- 20 de fev.
- 2 min de leitura
-Eu já disse para você descer daí! Desce agora! UM, DOIS, TR..!!!
Quando algo funciona, por impulso acabamos sempre recorrendo a tal estratégia, não é?!
Se você não usa hoje com sua criança, provavelmente já ouviu em alto e bom som algum adulto gritando tais palavrinhas que na hora parecem até 'mágica'!

O livro de Flavio Kauffmann, aborda como podemos ser levados pelo cansaço, rotina ou até mesmo pelo comodismo para conseguir aquilo que queremos da criança e naquele momento. Há momentos no livro que beiram ao exagero, quando o autor usa o exemplo da criança querendo comer a ração do cachorro. Mas será que é mesmo?
Na verdade ele usa de exemplos que possam chamar a atenção da criança e do adulto ao mesmo tempo. Enquanto para os pequenos despertam a sensação de 'tadinha da Lolu, não pode fazer nada'.
Nos adultos faz enxergar suas próprias ações e se são realmente necessárias. Afinal, faria tão mal assim se alguns daqueles momentos fossem vivenciados pela criança? Ela sofreria as consequências naturais, por exemplo, comer uma ração com gosto horrível. Brincar de esculturas com purê durante as refeições... Sabe quanto de criatividade a criança está usando nesse momento?!
Na história, a cada vez que Lolu deixava de experimentar algo desconhecido e que queria muito, ela ia se diminuindo, até ficar de tamanho microscópico. Na verdade o autor fez um ótimo recurso visual para demonstrar o quanto podemos 'diminuir' uma criança. No mundo real, não fisicamente, mas emocionalmente muitos se fecham e perdem até sua capacidade criativa devido aos 'cortes' que sofrem durante a vida. Fiquei pensando em como nossa vida corrida faz com que não fiquemos atentos a estes pequenos momentos tão necessários para o desenvolvimento da criança. Não é errado dizer 'não pode'. Mas quantos desses podem ser somente para nossa comodidade ou automáticos?
Chego a conclusão que o livro é uma leitura para a família toda.
Enfim, faça sua reflexão após a leitura desse livro encantador!
Comments