top of page

Livro 'A Cidade do sol' e a maternidade

  • Foto do escritor: Tatty Marquesani
    Tatty Marquesani
  • 3 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de mar. de 2023

No livro 'A cidade do sol' o autor Khaled Hosseini mostra a história de duas mulheres afegãs, Marian e Laila, e sua luta pela sobrevivência e liberdade em meio à guerra civil, cheia de conflitos e opressão que ocorria no Afeganistão.

Marian e Laila vivenciam a maternidade em circunstâncias difíceis e traumáticas, incluindo muitas perdas, violência e opressão. Mas a parte que mais me tocou foi a força e coragem de cada uma vinda da maternidade. Apesar de todas as dificuldades lutam muito para proteger e cuidar de seus filhos, em meio ao ambiente perigoso que vivenciam.


A relação entre duas mulheres que começa de uma forma tão dura, mas que ao passar da leitura você vai 'torcendo' para que se firme uma amizade entre as duas para que possam se fortalecer mutuamente.


Marian, se torna como uma mãe protetora e amorosa para Laila e seus filhos, colocando até sua própria vida em risco.


Laila se mostra uma mãe sonhadora e que deseja um futuro melhor aos filhos. O que se inicia como uma rixa entre mulheres, acaba em uma grande fonte de encorajamento e força.


É uma história muito forte e poderosa sobre a dedicação materna e a coragem que ela nos dá. Apesar das circunstâncias serem uma realidade que não conhecemos a fundo, muitas atitudes daquelas mulheres nós conseguimos entender no final e se identificar.


"Aziza metia o dedo na boca e aninhava a cabeça no ombro de Marian, que a embalava um tanto sem jeito, com um sorriso meio surpreendido, meio encantado nos lábios. Na verdade nunca tinha sido tão querida. Nunca alguém lhe tinha declarado o seu amor de uma forma tão espontânea, tão sem reservas. Aziza lhe dava vontade de chorar.


Comments


bottom of page