top of page

Conheça o livro: Meu nome é Bóobi

  • Foto do escritor: Tatty Marquesani
    Tatty Marquesani
  • 26 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 30 de abr. de 2023

A história se trata de um cãozinho que foi levado de sua família e deixado em uma praça sozinho. Ali ele se encontra com medo e em busca de alguma figura familiar, até que um 'acidente' faz com que ele conheça seu novo amigo, Miguel, ou Migo como é chamado.


Migo fica tão feliz de encontrá-lo que o leva correndo para casa e no trajeto já coloca o nome em seu novo fiel amigo, Bóobi. Mas será que os pais de Migo deixarão ele ficar com Bóobi? Outras figuras aparecem da família de Migo, e são apresentados de forma divertida.


Uma reviravolta acontece em meio a tanta alegria e os dois amigos acabam ficando separados. O motivo? Você precisa ler a história para conhecer mais.


Mas deixarei aqui 7 pontos que destaquei no livro:


Diferenças. Logo nas primeiras imagens de Bóobi, é possível notar algo diferente nele. É interessante esperar a criança notar que diferença é essa.


Respeito. Migo foi muito respeitoso ao pedir aos pais para ficar com Bóobi.

Os pais explicaram sobre uma condição a ser respeitada.


Mostra pra criança que tudo bem ela querer muito algo, mas que é necessário primeiro falar com a família e sobre respeitar a decisão tomada.





Perdão. Na interação com a Tia Amélia, Bóobi, se sentiu mal por ter feito algo que ela não havia gostado. Ensinou sobre arrependimento e perdão. Apesar de não falar, Bóobi pediu desculpas através de um simples gesto.





Família. Bóobi se mostrou preocupado com a vovó Solinha quando eles haviam comido muitos docinhos. Ele foi até o quarto dela, mostrando a importância dos cuidados e carinho familiar.


Tempo de Qualidade. Quando o pai chega do trabalho eles passam um tempo juntos e isso traz muita alegria para toda família. Podemos aproveitar esse momento do livro para perguntar para a criança qual o momento preferido dela no dia.





Cuidado com perigos. Bóobi esteve em perigo por um pequeno descuido. Importante mostrar sobre as consequências de ações 'erradas'. Por mais que possa parecer legal na hora fazer algo, pode ter resultados não tão bons.


Espiritualidade. Em certa ocasião Migo aparece pedindo ajuda ao seu anjo da guarda, como uma evidência de religiosidade ensinada pelos pais. Sendo assim, se você está lendo para uma criança, pode colocar segundo suas crenças.


Como toda história, o final feliz dos amigos é fechado com uma imagem muito linda e delicada dessa amizade. Ah e ainda conta com um QR CODE que nos leva a uma música muito fofa sobre a história. Por aqui é de lei, ler a história e no final ouvir a música.


Ilustrador: Ronald Teixeira Martins

Para adquirir o livro é somente pelo instagram da autora: Noélia Barreto Bartilotti





Comments


bottom of page