Você tem o seu canto da calma?
- Tatty Marquesani
- 22 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Sempre ouvi falar sobre o tal 'cantinho da calma' para a criança. O lugar para onde ela deve ser encaminhada no momento que precisa se acalmar. Quando o caos toma conta e ela precisa desse espaço e tempo. Mas e quando somos nós, os adultos quem estamos tão cansados pela rotina do dia, tão esgotados que não aguentamos mais dizer repetidamente as mesmas coisas e nos deixamos levar pelo momento e nós que perdemos o controle? Já se sentiu mal por ter perdido a paciência e agido como não gostaria? O arrependimento veio depois?
Uma pausa positiva tem o propósito de fazer com que nós adultos, voltemos a acessar nosso 'cérebro racional', e a não agir pelo impulso (pelas emoções do momento). Ao invés de pensar em maneiras para a criança dar um tempo, pode ser útil que os adultos se afastem nesse momento.
"Antes de se retirar, explique a seu filho o que você planeja e por quê. Crianças mais novas irão aprender com as suas ações, não com suas palavras. Você pode dizer a eles: 'Quando estou chateado vou para alum lugar me acalmar até que me sinta melhor...'" -Jane Nelsen (livro Disciplina Positiva)
Sabendo disso, como podemos fazer para não perder o controle? Escolha um local da casa em que você possa ficar por algum tempo sem ser interrompida. Respire fundo e beba água. Ao pensar na situação que te deixa nervosa, pense em como poderão resolver a situação juntos sem deixar de ser firme. Muitas de nós já passamos um tempinho no banheiro para se acalmar diante um choro profundo do bebê, ou de um esgotamento emocional, não é mesmo? Mas faça esse teste. Avise a criança que você precisa se afastar um pouco por estar nervosa, e saia da situação para se acalmar. Mas e se não tiver como sair de perto, simplesmente fique em silêncio ao lado da criança ou leia uma história com ela. Faça algo que vá acalmar vocês dois e resolva a situação após ter se acalmado.
Para que o método seja bem-sucedido :
Deixe que as crianças saibam, com antecedência, o que você vai fazer.
Use ações gentis e firmes, e não palavras. Quanto menos falar, melhor!
As poucas palavras que usar, também devem ditas de maneira gentil e firme.
Ignore a tentação de se envolver em uma disputa com a criança.
Não se deixe levar pela ideia de que a criança sairá ganhando se não for punida. Lembre-se que estamos tentando ajudá-las a desenvolver características a longo prazo. E agir de forma calma, firme mas gentil, é o melhor caminho para contruir um adulto responsável e outras qualidades que você deseja para ele.
Tente isso na próxima vez e envie uma mensagem se deu certo por aí?

Comentarios