top of page

Pais com Autoridade x Pais Autoritários

  • Foto do escritor: Tatty Marquesani
    Tatty Marquesani
  • 22 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

Outro dia me deparei com uma pessoa dizendo: Se meu filho pergunta sobre algo que ele será obrigado a fazer eu digo que tem que fazer porque eu mandei e pronto. A ideia desse pai era que a criança deve obedecer e pronto. E aquilo não saiu da minha mente sabe?


Muitos de nós fomos criados assim. O porque sim. Mas... porque sim não é resposta. Existe alguma diferença em sermos pais com autoridade e pais autoritários?

Bem, fui pesquisar o significado das palavras e notem:

 Autoritário:Diz-se do indivíduo que defende o princípio de submissão cega à autoridade.
 
 Autoridade: Direito ou poder de mandar, de ordenar, de decidir, de se fazer obedecer. 

O autoritário defende uma submissão cega. E impor algo sem explicar o motivo leva a criança a não pode expor suas ideias, não ter espaço para pensar e criar. Quão ruim isso não seria para um adulto? O que fazemos com as crianças hoje, pode impactar toda sua vida.


As crianças e adolescentes precisam da nossa autoridade e direcionamento", afirma a psicóloga e fundadora da Escola da Inteligência Camila Cury

A criança sabe de nossa autoridade, ela entende que somos os adultos e responsáveis por eles. Não precisamos impor essa autoridade cegamente. Compartilhar os motivos das nossas decisões e ações, só reforçará a eles o quão importante somos no processo de

guiá-los e ensiná-los. Mostramos a eles que nos importamos quando os ouvimos.


No momento que os ouvimos, estamos os ajudando a criar argumentos e pensamentos que os ajudarão quando forem adultos. Agora, lógico que nem sempre eles gostarão de certas decisões nossas, mas cabe a nós pais educá-los da forma correta.


ree

“A longo prazo, a recorrência do chamado stress tóxico na fase mais vulnerável do crescimento pode levar ao aumento de problemas de relacionamento, baixa autoestima e, em situações extremas, até dependência quimica."

Uma pesquisa da Universidade de Cambridge mostra que adolescentes criados por pais rígidos — não somente abusos físicos — apresentam redução significativa em duas estruturas cerebrais fundamentais para a regulação das emoções, o córtex pré-frontal e a amígdala cerebelosa, e esse efeito os deixa mais propensos a desenvolver transtornos da mente.

Fonte: Leia mais em: https://veja.abril.com.br/saude/criacao-muito-rigida-pode-provocar-graves-efeitos-emocionais-nos-filhos/




Comentários


bottom of page