top of page

5 truques para lidar com as birras!

  • Foto do escritor: Tatty Marquesani
    Tatty Marquesani
  • 7 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

Foi bem no início dessa fase desafiadora que comecei a estudar cada dia mais e mais sobre educação infantil. Li alguns livros, matérias em sites, ouvi muitos podcasts com especialistas no assunto, assisti a alguns workshops e me formei no curso de Disciplina Positiva.


E aí colocando tudo em prática vi uma linda transformação acontecer...Dentro de mim!


Sim, achamos que vamos mudar a criança. Mas aceite! É uma fase importante do desenvolvimento infantil. Pode ser difícil, mas com esses truques, ficará tudo mais fácil para você e a criança! Vamos lá!?


BIRRA NA HORA DE COMER
A BIRRA PODE ACONTECER POR VÁRIOS MOTIVOS



1- Mantenha a calma


Sim, parece a forma mais difícil de agir nessa hora. Mas é a que melhor funciona!


Se possível, afaste-se por alguns minutos. A sua calma pode contagiar a criança!


Não apagamos o fogo jogando mais álcool, certo?!


Se possível, afaste-se por alguns minutos. Se a criança está em um local seguro, deixe-a por alguns minutos e busque o seu espaço para se acalmar. E volte com a certeza de que agirá da melhor forma possível. A sua calma pode contagiar a criança!

2- Alternativas limitadas


Oferecer opções limitadas pode ser útil para focar a criança no que lhe é devido naquele momento. Ela sentirá que está participando de uma decisão e ao mesmo tempo você estará sob o controle para que o necessário seja feito.


Por exemplo, se ela começa a chorar por não querer parar de brincar para jantar podemos usar: Você quer usar o prato branco ou o azul?


3- Investigue os motivos


Entendemos que assim como nós, adultos, ficamos irritados ao ficar entediados em uma fila, cansados ao caminhar em um shopping ou nervosos quando estamos com fome, as crianças também podem apresentar essas mesmas reações e emoções.

A diferença é como lidamos com isso! Então investigue e resolva da melhor forma!

Os motivos mais comuns são : fome, cansaço, sono e tédio.


4- Distrações e bom humor


Essas podem ser boas ferramentas para aquele momento em que a birra é por algo que a criança quer fazer e não pode, ou que ela deve fazer e não quer!


Exemplos: se a criança muito pequena está com algo na mão que não deve, ao invés de tirar e deixá-la sem nada na mão e gerar o choro e a ‘birra’, ofereça outro brinquedo ou algo atrativo.

Se a criança não quer ir escovar os dentes, crie uma brincadeira nessa hora

‘Vamos ver quem chega primeiro no banheiro?’


5- Preparação e combinados


Prepare a criança antes de sair de casa.

‘-Vamos sair e você vai me ajudar a escolher o presente da sua prima, hoje você poderá brincar com os brinquedos na loja, mas não poderemos trazer para casa!’

Faça combinados simples no dia a dia:

Se você guardar esses legos, então poderá assistir um pouco mais do desenho que gosta!


Sabendo disso você saberá lidar melhor com essa fase e com muito menos culpa de ter feito algo e se arrepender depois. Nos reeducar é preciso! E pra te ajudar disponibilizei um combo de ebooks com os 3 temas mais buscados por pais e educadores. Aproveite para aprender mais e já colocar em prática no seu dia a dia!

KIT DE EBOOKS SOBRE DISCIPLINA POSITIVA
COMBO DE EBOOKS 'BIRRAS', 'ROTINA' E 'ENCORAJAMENTO'





Comentarios


bottom of page