top of page

Na hora da 'birra' a criança grita mais quando você se aproxima? Entenda o motivo!

  • Foto do escritor: Tatty Marquesani
    Tatty Marquesani
  • 27 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Uma das partes mais difíceis ao lidar com a 'birra' da criança, é controlar nossos próprios impulsos de também fazer a nossa 'birra', não é? Quem nunca viu ou passou por isso: a criança quer algo que não pode naquela hora, e o adulto diz o não várias vezes. E ali começa uma disputa que acaba na criança chorando, gritando e muitas vezes o adulto só vira com o semblante completamente fechado, demonstrando claramente seu nervosismo com a situação e nessa hora ou a criança quer correr do adulto, ou ela fica congelada com medo ou as birras só aumentam. É comum essa cena para você?


Li recentemente o e-book de leitura rápida da Telma Abrahão que explicou exatamente o motivo disso acontecer. Leia alguns trechos que me fizeram muito sentido e espero que te ajude por aí também!

"O sistema nervoso humano é capaz de reconhecer a ameaça na face de outro ser humano apenas pelo olhar. Um semblante fechado e sisudo causa medo, assim como um tom de voz grosseiro e ríspido, pois coloca o corpo humano em estado de alerta e ativa o sistema de 'luta ou fuga'. E quando ativado, faz com que as crianças chorem mais e se comportem cada vez mais pior, por isso gritos, ameças e castigos não educam, causam medo."

A especialista em neurociência ainda explica que o medo desliga as partes racionais de nosso cérebro, ligadas ao aprendizado. Isso acontece porque um cérebro no modo 'luta ou fuga' está com a amígdala cerebral ativada, responsável pela nossa sobrevivência.


Quando conhecemos mais sobre o desenvolvimento natural do ser humano, nos esforçamos mais em ajudar nesse processo. A criança precisa se regular emocionalmente e é algo que ela ainda não é capaz de fazer sozinha. Precisa da ajuda do adulto que funcione como um 'córtex pré-fronta' para a criança e ajudá-la a se acalmar.


A leitura é curta, mas com um conteúdo extraordinário.


Comments


bottom of page