top of page

Mitos sobre a Disciplina Positiva

  • Foto do escritor: Tatty Marquesani
    Tatty Marquesani
  • 26 de fev. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 6 de mar. de 2023

Se você pesquisa sobre como educar uma criança, provavelmente já ouviu falar sobre a Disciplina Positiva. Apesar de ser já testada por mais de 4 décadas, ainda existem mitos sobre o tema. É comum ouvir de muitos:


“Meus pais me batiam e eu me saí bem.”

“As crianças de hoje em dia estão preguiçosas porque os pais não disciplinam mais.”


Muitos ainda acreditam que a criação à base de punições é válido pois tem uma resposta a curto prazo. Entendemos que sobreviver não é só o que você deseja a seu filho. Ao contrário, provavelmente em sua lista de características que você deseja para o futuro dele incluem que seja um adulto responsável, resiliente e respeitoso.


O foco da Disciplina positiva é ajudar na criação de crianças com habilidades sociais e de vida. Sendo gentil e firme ao mesmo tempo. Ela incentiva a criança a descobrir sua capacidade e tem a finalidade de encorajá-la. Na Educação positiva, os pais ou responsáveis pela criança são visto como treinadores e não de forma autoritária e com abuso de poder. Afinal, a criança já entende que quem é seu responsável, é o adulto.


Os grandes mitos sobre o tema são:

  • As crianças não saberão lidar com as frustrações!

A Verdade: Alguns entendem que na Educação positiva há somente conversa e discussão sobre comportamento da criança. E intervindo sempre que um problema aparece. Mas na verdade aprende-se sobre a importância das consequências naturais e como a criança lidar com isso a fará entender por si próprio a lidar com certos problemas.


Por exemplo, há uma grande briga entre pais e filhos ao sair num dia frio, por não querer colocar uma blusa. Qual a consequência lógica se a criança sai sem a blusa? A criança por si só, entenderá nos primeiros minutos que sair de casa a importância daquela blusa e ela mesmo virá até você pedir. E provavelmente nas próximas vezes não haverá a luta ou preocupação. Pois aos poucos ela por si, entenderá que se sair sem a blusa sentirá mesmo frio.


  • Funciona a base de elogio!

A Verdade: Incentiva-se os pais o ENCORAJAMENTO e não ELOGIOS. A diferença parece ser sutil mas note:


- elogio. "Você é o melhor jogador de futebol do seu time!”

-encorajamento. “Eu poderia dizer que você estava dando tudo de si no jogo de futebol!”


Enquanto em um o foco é na criança e sua autoestima, o segundo o foco é em sua capacidade. Que será sempre um motivacional para ela continuar dando o seu melhor.


  • Geram crianças mimadas!

A Verdade: As estratégias na Disciplina Positiva, incentivam a criança o raciocínio lógico e próprio, incentivam a sua autonomia para que se torne um adulto resiliente, independente e cooperativo. É sobre ensiná-las a como lidar com os problemas.


  • É tudo a base de recompensas!

A Verdade: Isso não é incentivado na educação positiva. A recompensa pode gerar na criança uma obediência momentânea, porém a longo prazo jamais seria efetivo. Pois ela se tornará um adulto que só fará algo quando tem a recompensa. Só se demonstrará REALMENTE INTERESSADA em algo que lhe dê algo em troca. E isso no mundo real, será um grande desafio para ela.


Todos queremos o melhor para nossos filhos. E se pensarmos a longo prazo e buscarmos o conhecimento disponível como aliados, criaremos crianças fortes sem experienciar os traumas que para alguns foi de apanhar ou só ouvir gritos dos pais.


* Fonte: Livro Disciplina Positiva.

ree

Comentários


bottom of page