Devo usar menos o "NÃO"?
- Tatty Marquesani
- 27 de dez. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 28 de dez. de 2022
É isso mesmo que você está lendo! Mas como assim? Quer dizer que devo fazer tudo o que meu filho quer? Então criarei um filho mimado?
Pode parecer estranho pensar nisso, mas o fato é que nosso cérebro não processa bem a palavra "não". Quer fazer um teste? Se eu disser para você: Não pense em um carro rosa! Você provavelmente já o imaginou em sua mente... É assim que ele funciona.
Mas, podemos treinar nosso modo de pensar para dizer à criança o que ela não deve fazer. Isso causará menos confusão em sua cabecinha também.
Podemos também mostrar na prática como um determinado comportamento pode trazer consequências naturais, por ex.: em um dia frio, ao invés de insistir em uma luta para colocar o casaco, e ameaças, podemos dizer sobre as consequências. 'Se você sair sem o casaco, vai sentir muito frio.' Se ele não te ouvir, será que fará mal ele sair e sentir o frio por uns segundos? Ele já sentiu essa sensação antes? Ele sentirá o incômodo e ele próprio pedirá o casaco e talvez nas próximas vezes lembrará do incômodo quando você o oferecer o casaco novamente.
*fonte: livro Educar é um ato de amor, mas também é ciência
Deixe o não, para o que realmente não pode.
Faça esse teste em casa, treine como pedir certas coisas a seu filho. Quais as opções pode oferecer ao invés de dizer o NÃO.

Kommentarer