Argumentos para evitar sermos pais permissivos
- Tatty Marquesani
- 1 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
A permissividade envolve sermos tolerantes demais, e relevar muitos erros pode criar na criança atitudes indesejáveis principalmente quando for adulto. A especialista Bete P. Rodrigues falou em uma palestra sobre o assunto e citou 5 argumentos para nos lembrar os perigos de sermos permissivos, veja abaixo:
Serão adultos mimados, folgados, exigentes.
Ceder a tudo que a criança quer, é usar menos o não. E precisamos saber usá-lo bem, e deixar com que saibam encarar problemas na vida. Aprender a dar limites.
Serão dependentes
Se fazemos tudo o que eles próprios deveriam fazer, acabam crescendo adultos que precisa de outros para resolver tudo. Incapazes de se cuidar.
Serão adultos que elogiam demais
E isso é um problema? Sim, quando a pessoa se torna viciada em elogios. Faz por fazer e só sente motivação ao receber. São movidos a aprovação externa e fazem elogios somente para agradar o outro. Uma boa dica que ela dá é elogiar através do encorajamento.
Podem tornar-se adultos egoístas
Pode acontecer de crescer achando que todos tem de fazer a sua vontade. Tornar-se inflexível para conversar, negociar... Indispostos a acordos.
Teremos sempre demais a fazer
Servir a outro, exigirá sempre muito dos que estão ao redor. Ficaremos sempre sobrecarregados e não os ensinaremos novas habilidades. Então algo que podemos fazer é: ao invés de fazer PARA ELES, fazer COM ELES. Lembre-se que o adulto sobrecarregado tem mais chance de ceder e a criança ficará sempre com o controle sob o adulto.
Em resumo ela nos faz pensar:
Que músculo tenho que desenvolver na criança? -Da coragem, resiliência.

Kommentarer