4 passos para conseguir cooperação
- Tatty Marquesani
- 18 de fev. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 28 de fev. de 2023
Na disciplina positiva, ao invés da punição que pode gerar traumas futuros, há propostas para uma resposta sem conflitos na hora das frustrações.
Tente seguir esses quatro passos:
Expresse compreensão pelos sentimentos da criança.
-Eu imagino que você tenha ficado com vergonha na hora que a professora brigou com você na frente da turma toda.
Mostre empatia sem mostrar concordância. Empatia não significa que concorda ou dê permissão, apenas que compreende a percepção da criança. Pode compartilhar talvez um momento que tenha se sentido ou comportado igual a criança.
-Lembro que aconteceu assim comigo na escola por eu ter levantado para apontar meu lápis durante uma prova, eu fiquei tão brava e com tanta vergonha aquele dia.
Compartilhe seus sentimentos e percepções. Se os dois primeiros passos foram feitos de uma maneira sincera e amigável, a criança se sentirá pronta para te ouvir.
Convide a criança a pensar em uma solução.Pergunte se ela tem alguma ideia do que poderia fazer para evitar esse problema no futuro. Se ela não souber, ofereça soluções até que cheguem a um consenso.
Esses passos encontram-se no livro Disciplina Positiva que é um guia para pais e professores que desejam ajudar as crianças no desenvolvimento da autodisciplina, responsabilidade, cooperação e habilidades para resolver problemas.










Comentários