Como auxiliamos no desenvolvimento de nossos filhos?
- Tatty Marquesani
- 29 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de dez. de 2022
Sabe-se que é na infância onde há a parte principal do desenvolvimento social e emocional das crianças. Sendo assim qual o papel dos pais ou adultos que cuidam dessa criança nesse momento em específico?
No livro "Educar é um ato de amor, mas também é ciência", Telma Abrahão (biomédica e idealizadora da Educação Neuroconsciente) fala sobre os pontos principais de acordo com pesquisas sobre o desenvolvimento inicial do cérebro. A seguir alguns pontos fundamentais:
Garanta saúde e boa nutrição. Uma boa alimentação e idas regulares ao pediatra.
Desenvolva um relacionamento afetuoso com as crianças. Fazer com que se sintam amadas, cuidadas e importante para nós. Aceitação.
Dar e receber - Presença emocional. Não cale os sentimentos de uma criança. Deve haver uma relação de troca, saber quando estão chateadas ou felizes. Entendê-las.
Reconheça que cada criança é única. Evite comparações com outras crianças, inclusive com próprios irmãos. Construa expectativas positivas, por compará-la com seu próprio progresso. Por ex.: "Uau filho, incrível como você aprende cada dia mais!"
Incentive a curiosidade e brincadeiras seguras. Dê à elas a oportunidade de se movimentarem, explorarem novos ambientes e com outros.
Mostre empatia. Ensine a criança sobre o que ela está sentindo e valide esse sentimento. Lembre-se de deixar claro que apesar de não gostarmos de tal comportamento em certo momento, nós a amamos.
Use menos NÃO. Deixe o Não realmente para quando é realmente necessário. Lembre-se que nosso cérebro não processa bem o não. É melhor dizer o que queremos que ela faça por ex.: "desça daí filho" ao invés de "não pode subir aí".
Estabeleça rotinas. A previsibilidade dá segurança emocional à criança.
Limite o tempo de tela. Seja razoável e certifique-se do que ela está assistindo nesses momentos. Ajuste esses momentos entre as atividades escolares e esportivas.
Cuide-se. O bem estar físico e emocional dos pais interfere no dos filhos. Quando nos cuidamos também mostramos a importância disso para eles. Peça ajuda se necessário, mas tire tempo para você!

Comentários