Quem cuida da mãe?
- Tatty Marquesani
- 20 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de mar. de 2023
É fato que a mãe se doa completamente desde a sua gravidez. Ela doa seu corpo, doa seu tempo, sua atenção tudo para aquele novo bebê. Ao nascer, o bebê recebe além dos cuidados essenciais da mãe, uma atenção especial de todos os que se aproximam deles. Mas e a mãe? Quem cuida da mãe?
Não dá para negligenciar os cuidados com essa mãe que muitas vezes se esquece de si. E muitas vezes ela se esquece por não sobrar tempo e energia para cuidar de si. Por isso é importante a constante atenção nessa mãe que também acabara de surgir com o bebê. Ela perde noites de sono, está em constante estado de alerta para esse filho que acabou de nascer, ela passa por um turbilhão de pensamentos, medos e anseios de uma nova mãe. E mesmo após anos, essa mãe ainda está em constante doação a esse filho.
" A Academia Nacional de Ciências aqui dos EUA diz de forma clara: se você quer que quer que uma criança fique bem, tem que garantir que seu cuidador primário esteja bem também. E para isso acontecer, é preciso garantir que o cuidador primário vai ter o mesmo amor e apoio que quer dar aos seus filhos." - Suniya Luthar
Mas o que a pessoa que olha pela mãe, pode fazer?
Lembrá-la do bom trabalho que ela faz como mãe.
Lembrá-la que o bem estar dela, faz com que a família também fique bem.
Permita a essa nova mãe, um tempo para ela fazer algo só para ela.
Ajude-a a encontrar algo que ela gostava ou algo novo que ela goste de fazer sozinha.
Saiba ouvir mais e falar menos. Muitas vezes é difícil a mãe falar como realmente se sente, e quando ela consegue, a última coisa que quer, é ser julgada.
A maternidade traz um turbilhão de emoções. Em um dia você se sentirá a melhor mãe do mundo, e se sentirá muito bem por ter 'dado conta de tudo' e no outro, se sentirá a pior mãe do mundo e péssima por não conseguir fazer nada. E essa montanha russa em constante movimento, creio eu, que perdurará a vida toda, assim como a maternidade. Mas pode ser bem mais leve, se a mãe tiver ao seu lado essa pessoa que cuide dela também.

Comments